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Análises Preliminares ao Plano de Marketing e Comunicação

Análise 360º e Medição de Resultados

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Para que um plano de Marketing seja exequível e se transforme numa performance de sucesso, devem ser fornecidas informações para que possamos levar a cabo todo o processo de Auditoria e Análise, que passa pela Recolha de Dados e consequente Análise de Resultados conforme descrito em baixo na Parte I: o Marketing, de onde resultará um plano de Marketing passível de ser colocado em prática.

Numa segunda parte, caso sejamos nós a colocar o plano de Marketing em prática, procedemos ao seu estudo e planeamos tudo milimetricamente, de forma a que os objetivos de Gestão e de Marketing sejam cumpridos durante a implementação e operacionalização do plano de Comunicação, como está explicado na Parte II: a Comunicação.

De forma resumida, para que existam hipóteses de sucesso é necessário "teorizar e operacionalizar", ou seja, ter uma estratégia com objetivos atingíveis, passível detraçar um plano e colocar em prática, para atingir os objetivos e metas, sendo que ambas as partes, o Marketing e a Comunicação, devem existir e ser articoladas de forma inteligente e pragmática, evitando investimentos desnecessários ou deitados fora...

Parte I: o Marketing (analisar, teorizar, identificar problemas, arranjar soluções e traçar objetivos)

  1. Recolha de Dados para Análise de Marketing
    1. Caracterização da Empresa (Perfil Empresarial, Contexto Empresarial, Missão, Valores, Objetivos de Gestão, Área de Atividade, Mercado em que se Insere, etc.);
    2. Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços e respetivos canais de distribuição (online e offline);
    3. Mercados e Públicos (Explorados, por Explorar, Desejados, Potenciais);
    4. Vantagens Competitivas Sustentáveis (porque é melhor comprar ou adquirir a si em vez de ir à concorrência?)
  2. Análise de Resultados
    1. Análise do Meio Envolvente Geral (Análise dos Contextos: Económico, Demográfico, Socio-Coltural, Político-Legal, Tecnológico, etc.);
    2. Análise da Concorrência (Produtos e/ou Serviços; Posicionamento no Mercado; Ações de Marketing; Ações de Marketing Digital; Presença e Força Offline e Online; Capacidade de Resposta; Clientes; Mercados, etc.);
    3. Análise do Mercado e Massa Crítica (Dimensão do Mercado; Evolução do Mercado; Ciclo de Vida do Mercado; Tendência do Mercado; Análise dos Factores do Mercado; Segmentos por Consumidor; Dimensões Cooperativas e Competitivas, etc.) Análise dos Canais e Cadeias de Distribuição (Necessidades, Motivações e Obstácolos dos Canais e Cadeias de Distribuição);
    4. "Trends": Tendência do Mercado e dos Públicos (Extrapolação e Antecipação de Comportamentos com base nos outputs estatísticos de períodos homólogos e situações análogas);
    5. Aplicação e Análise de Matrizes de Marketing;
    6. Medição e Análise da Força do Negócio (Matriz baseada em 5 Forças de Porter);
    7. "USP": Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva, é nesta proposta que expomos os Pontos de Diferenciação (Oferta que convencerá o Público);
    8. Análise SWOT: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
  3. Emissão do documento com o Plano de Marketing.

Parte II: a Comunicação (concretizar e operacionalizar)

  1. Panorama de Comunicação 360º - BRF: Brand Relationshiep Field [Planeamento e Auditoria da Comunicação existente]:
    1. Empresa: Colaboradores; Parceiros; Relação com orgão estatais (câmaras, juntas de freguesia, etc); Clientes B2B; Vizinhança e outros influenciadores à laboração da Organização/Empresa;
    2. Produto(s) - Atributos, Inovações, Gamas, Linhas, Fatores diferenciadores, Preços - Preço de custo: rentabilidade, Preço de venda: competitividade;
    3. Marketing - Distribuição: Armazenistas, Retalhistas, Pontos de Venda (POS), Força de Vendas;
    4. Mercado - Concorrência, Clientes, Consumidores, Influenciadores de Compra;
  2. Medição dos Resultados da Auditoria e Extrapolação dos Resultados Esperados:
    1. Identificação de todos os pontos de contacto com a Marca;
    2. Índices de Notoriedade;
    3. Imagem de Marca;
    4. Implementação de Estratégias de Comunicação mediante Estratégias de Marketing definidas.
  3. Emissão do documento com o Plano de Comunicação.