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Imagem: Design de Comunicação

O Design de Comunicação assume nos dias de hoje a responsabilidade e o compromisso de parte da formação de impressão e perceção da Marca.

Através da associação de Imagem, mais facilmente toda uma estratégia empresarial focada na reputação e identidade Corporativa é transmitida e, por conseguinte, percebida, processada e assimilada pelo consumidor, assim, se vão gravando Marcas na mente Humana, com uma série de atributos e sensações associados.

A representação gráfica da Marca funciona como um identificador, que contribui para o reconhecimento e notoriedade da mesma, portanto, deve transmitir a mensagem (mais ou menos codificada) de forma a funcionar como reforço constante, emitindo os Outputs e os Insigths da Marca.

O Design é muito mais que estilo ou arte aplicada e tem de fazer parte da cultura empresarial para assegurar a competitividade nos mercados.design comunicacao
Ao contemplar os “stakeholders” (partes interessadas), o Design de Comunicação assume um papel estratégico e complexo na definição de narrativas, itinerários/caminhos, comunicação de conceitos, briefings para designers (para que materializem), funções e efeitos, a fim de proporcionar uma experiência correspondente e ajustável às expectativas dos diferentes intervenientes e construir uma Imagem de Marca fiel e fidedigna à Organização.

Trata-se, assim, do desenvolvimento prospetivo e inovador de cenários e experiências que obrigam à integração das ciências empresariais (gestão, marketing e comunicação), sociais e humanas (psicologia), que, de forma articulada, interagem para a construção e gestão da Imagem da Marca (branding).


O Design de Comunicação assume a responsabilidade da representação gráfica de uma série de conceitos intangíveis, num contexto empresarial contemporâneo onde, as empresas são complexos centros emissores e receptores de sinais, informações, mensagens e comunicações das fontes mais diversas, a um ritmo imparável.


Este cenário exige ao responsável de Design de Comunicação habilidades de polivalente: deve ser estratéga, bom comunicador, conhecedor das TIC (tecnologias de informação e comunicação), gestor de comunicação e da imagem corporativa, para que possa levar a cabo um Branding de sucesso.

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